Palmela és Linda

Existem projetos que nos tocam bem no coração, mas quando se trata de ilustrar a terra onde crescemos e as suas culturas e tradições, ainda se torna mais especial.
Quando o Tiago da Palmela Viva me fez o desfio, senti-me muito privilegiada pela oportunidade de poder mostrar a minha própria perspetiva da vila.

Esta coleção de ilustrações foi inspirada nas Festas das Vindimas, celebração que se repete ano após ano para comemorar as boas colheitas de uva e as atividades em torno do vinho e da vinha.
Durante as festas, as janelas e varandas da vila se adornam de mantas típicas da região, os músicos das bandas filarmónicas e fanfarras saem à rua e dão vida ao coreto, os carros alegóricos desfilam em cortejos alusivos à apanha da uva. A rainha das vindimas é um dos símbolos da festa, e encerra o cortejo. As camponesas vendem fruta da região pelas ruas, nomeadamente as uvas e a maçã riscadinha. E por fim, o tão ansiado momento, o fecho das festas com o fogo de artifício que é lançado do castelo, e enfeita o céu de cor e luz.

Estas ilustrações deram origem a um conjunto de 5 postais e canecas, que podem adquirir através do site Palmela Viva.